segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Cravinas


Faz algum tempo ganhei um vaso de flores. Não eram para mim, mas quem as ganhou achou que eu tinha feito por merecer.

Uma semana se passou, a cena se repetiu. Eu e a sombra de árvores alheias.

Eis-me com dois vasos de cravinas, eu, a mulher que matou as flores, o anti-cristo da jardinagem.

E eis que elas resistem. Ao tempo seco, à incompetência da jardineira, à falta de poesia. Não apenas resistem como se desenham no ar em graciosos arabescos.

Explico: as cravinas são particularmente sensíveis à ausência de água. (As minhas pelo menos são). Basta um dia de lapso da dona para que os caules das flores enverguem, qual as flores de história em quadrinhos. Às vezes, em um único dia particularmente seco, já lá estão as flores todas apontando para baixo, em desalento.

Rego-as com amor. Sobreviver à minha posse não é para qualquer vegetal. Elas são tenazes, convenhamos. E basta sentir o geladinho da água para que novamente os caules recuperem o vigor. Nunca, no entanto, retornam exatamente à posição original. Seja pela força da gravidade, seja pela dureza da vida, o reerguer-se sempre traz uma marca, uma curvatura, uma cicatriz.

Pode ser miopia, mas aos meus olhos elas ficam mais bonitas.

Eu, fracassada jardineira de flores, jamais deixo de colher uma metáfora que explode de madura diante dos meus olhos.

4 comentários:

neli araujo disse...

Oi, Cris!
Que lindo post!

"...seja pela dureza da vida, o reerguer-se sempre traz uma marca, uma curvatura, uma cicatriz.
Pode ser miopia, mas aos meus olhos elas ficam mais bonitas."

Não é miopia não, linda!
Assim é a nossa vida, Cris.
Nós todos realmente ficamos mais bonitos de "alma" com a dureza da vida, ...ficamos mais suaves...
beijo carinhoso,
tia Bó

MH disse...

eita, tava com saudades...
belo post!

eu continuo tentando não assassinar minhas plantinhas. Mas minha árvore da felicidade tá custando um bocado a crescer! Pelo menos continua verdinha e contente. Quem sabe um dia cresce!

beijo

Renatinha disse...

Sabia que um dia vc ia conseguir cuidar de plantinhas....
Estou tão orgulhosa....
beijos
Re

PS. Agora vejo o fogo no vestido.... rsrsrsr ótimo!

Amarilis disse...

Voltou em grande estilo! Que bonito... Beijão, querida.