quarta-feira, 24 de junho de 2009

O cheiro do ralo

Dias difíceis. A crise finalmente chegou à “firma”. Primeiro veio o anúncio (oficioso) da mudança de endereço, com a respectiva dose (oficial) de indignação. Sem se dar conta da agudeza de sua análise, uma amiga profetizou: “em tempos de crise, temos é que dar graças a Deus por estarmos apenas mudando de sede, e não sendo mandados embora”.

Uma semana depois, em um único dia, enxurrada de demissões. Amiga querida na lista dos dispensados. Fusão de equipes. Extinção de cargos. Reestruturação. Reuniões intermináveis entre diretores e gerentes – em salas-aquário que revelam rostos constritos e só aumentam a ansiedade dos peixes de fora. E-mail do diretor geral, supostamente de injeção de ânimo, pelo “tanto já alcançado”, pelo “tanto ainda a alcançar”. Exemplo vivo do “tapar o Sol com a peneira”: quem tem cabeça para isso nesse momento? Aliás, cada um só pensa mesmo em quanto tempo falta para a sua própria cabeça rolar.

Em meio à angústia dos telefonemas, da espera pelas notícias de quem sabia mais, das confabulações sobre o futuro da empresa, das análises sobre o acontecido, me peguei limpando furiosamente o ralo da pia do banheiro. Logo eu, o anti-herói das prendas domésticas, o terror das faxineiras, aquela cujo banheiro, segundo a Mãe Sereia, sempre parece ter sido perscrutado por um “filhote de São Bernardo”. Pois lá estava eu, cutucando o ralo com o que me aparecesse pela frente, esfregando-o com força, esquecida do mundo, como se daquilo dependesse toda a minha vida. Assim fiquei, minutos a fio. Só me dei por satisfeita quando ele brilhou e a água passou lisa pelo buraco, sem qualquer interrupção.

Aqui estamos nós, buscando sempre o Bom, o Bem e o Belo nas pequenas coisas, tentando extrair poesia das ausências, tentando atribuir sentidos aos espaços vazios. Mas o ralo continua sempre lá. E há horas em que temos de nos haver com ele, com a sua sujeira, e mais nada.

5 comentários:

Renatinha disse...

Cris,
Em tempos de crise aprendemos a rebolar, a profetizar e a nos adequar... Mas vc sobreviveu aos dias difíceis? Tudo vai acabar logo... eu profetizo...rs
beijos
Re

Paulinha Costa disse...

Juro que lendo eu quase achei que você trabalhava na mesma empresa que eu...
Como a vida se repete por todos os lados!?
O ralo está sempre ali mesmo, mas que bom que a gente consegue se ater em procurar o belo, o bom e o bem sem esquecer que ele (o ralo) está a espreita.
A gente viaja sem esquecer da realidade...

Anônimo disse...

Faz alguns anos que eu fui demitido. Nã, não lavei o ralo. É que os rejuntes do banheiro estavam negros e uma amiga , quando foi me visitar, disse:" cor show desse rejunte do seu banheiro. Quuem foi que fez ? " Eu não encontrei palavras , mas encontrei o objetivo de medeicar a todos os rejuntes de casa, até anoitecer, quando mandava currículos até para o VAticano. Não, neinguém me contratou, nem mesmo o papa, que vivia dizendo que isso não podia acontecer. Eu vendo. Vendo qualquer coisa, foi o que pensei numa noite, sentado na calçada à beira de uma avenida, em frente a um bar, como uma espécie de prostituta que desce qao mais baixo. Dali eu resolvi vender. Qualquer coisa. Até o ano passado, já nem sabia mais quantas empresas eu representava, fiz um balanço, escolhi quem era melhor para mim, veja bem, QUEM ERA MELHOR PARA MIM, sem demais conversas, reuniões, tensões, nada !. Estou bem, agora. Não tenho funcionários, tenho sócios. Ou nós vamos para frente ou nós vamos afundar. Perdi o medo . Porque o mundo nos mete medo quando temos algo pra perder. Não tenho nenhuma dívida.Não compro nada a prazo. Pago tudo adiantado. Posso morer hoje que vou ser uma surpresa. Depois que eu ganho meu dinheiro, eu gasto o que posso. Guardo 10% do que ganho líquido, todo mês, seja que valor for. Não posso me arrepender. Já posso ficar 57 meses desempregado. Acho que uma crise se pode enfrentar assim, emboa não ache que eu seja exemplo para ninguém.

Mulher Casada disse...

Oi Cris, tudo bom?! Não recebi mais nenhuma notícia sua... como vão as coisas?

Beijocas,

Ma

p.s.: depois dá um pulinho no meu espacinho, ele já tem, veja bem, 3 posts!!!!!!! hihihi

Sarah disse...

ai o segredo de ser desapegada, qdo vc nao se apega e esta sempre aberta a novas opçoes e oportunidades as coisas nao nos afetam tanto.
Espero q vc nao tenha problemas na empresa! Beijos e boa sorte