quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O belo Garrel

Mon dieu, que homem é esse???

Enquanto Rê vive sua história de amor com Gael, não posso me furtar a prestar um tributo – um tanto quanto tardio, admito – ao belíssimo Louis Garrel. Fui arrebatada por sua beleza andrógena e sua presença estonteantemente masculina em A bela Junie. Não fosse pelo título em português, ficaria evidente que La belle personne se aplica tanto à lindíssima Léa Seydoux quanto a ele.

Minha cinéfila e exigente amiga Marina tenta me convencer de que o filme é fraquinho – insiste que eu devo assistir aos outros de Honoré para confirmar essa verdade incontestável. Enquanto busco justificativas racionais para a minha aparentemente irracional “facilidade” com relação a livros e filmes (leia-se: “sou facinha”), me rendo à óbvia constatação de que a beleza, pura e simples, pode ser apaixonante. Certamente não foi esse o único motivo pelo qual Honoré me ganhou – cheguei a confessar, e não foi apelação, que ainda me identifico com alguma coisa do desespero adolescente –, mas ao acender das luzes do cinema a sensação física do arrebatamento por Léa e Garrel ainda permanecia.

Curiosamente, contrariando minha própria tese de que se trata de uma beleza involuntária, natural e imanente, descubro que já havia trombado com Garrel em outras telas, sem que ele houvesse sequer alterado meus batimentos cardíacos. Também foi assim com Jude Law. Para dizer a verdade, só prestei a devida atenção nele em Closer à segunda vista, depois de tê-lo descoberto, estonteantemente belo, em O amor não tira férias (momento TSC: vi o filme duas vezes no cinema em uma mesma semana, só para prolongar a “sensação física do arrebatamento por Jude”). Devo supor, então, que algo do ar perdido e obstinado de Nermous e do olhar frágil e doce de Graham capturou minhas retinas. E mais não suponho, porque a beleza é para ser admirada e reverenciada, e não dissecada ou entendida.

Garrel, minha nova paixão, meu novo muso: a você, minhas sinceras e despudoradas homenagens.

***

Além das homenagens aos musos, eu e Rê temos agora mais alguma coisa em comum: passei dos trinta... Bem, falemos de Garrel?

7 comentários:

Renatinha disse...

Mulher Solteira... Agora com mais de trinta?
Lindinha... Assim se começam os trinta... com um muso inspirador, um sonho platônico, um bom creme anti rugas e a certeza que hoje vc é muito mais que aos 20, muito mais confiante, muito mais esperta, muito mais idiota... Tenho certeza!
rs
Parabéns e muitas alegrias nesta nova fase...
beijo
Re Garcia Bernal

Cláudia disse...

beeeeelas mãos!!!
bj

Anônimo disse...

adorei a franca paquera ao astro de cinema! viva os 30! cada vez mais sábia! beijos, fla

Sarah disse...

O amor nao tira férias,
vou rever hoje, só pq vc comentou e me deu saudade, AMO esse filme!
Beijos e bom fim d semana!

Anônimo disse...

"Beleza andrógena"...
Não entendo isso.
:-)
Bjs
cybermatteo

Matteo Papaiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

:-)
Ok, ok! Não precisa de desenho, tem a foto.
Não entendo essa admiração por homens com cara de mulher.
Já imaginou o contrário? Homem gostar de mulher com cara de homem?
Bj,
cybermatteo