quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Olhos de cortar cebola

E ainda tem gente que duvida da tenacidade das cebolas.

Vejam, contrariando todas as expectativas, na casa da mulher menos habilidosa com os vegetais, ainda durante o período de luto de uma violetinha que desistiu de lutar pelos direitos das mulheres, fazendo inveja aos ovos da prateleira de cima, uma cebola teimou em germinar em plena geladeira, pôr os tentáculos pra fora e pedir passagem.

A mulher não ousou contrariar a força da natureza. Pediu licença à alma da finada violetinha e transplantou a cebola para o seu vaso. Mas muito mais não fez. Aguou quando lembrou de aguar, deixou o vaso mais perto da janela e ao sabor do vento, vez ou outra lembrava de conferir o resultado do experimento. Foi viajar por ocasião do ano-novo e a deixou entregue à própria sorte.

Dias, semanas se passaram e a cebola continuava exatamente do mesmo jeito. Os tais tentáculos pouco cresceram, não pareciam fazer muita questão de ganhar mundo para fora do vaso ou da janela.

Ocorreu à mulher que, tendo plantado a cebola inteira, talvez faltasse espaço para que ela se desenvolvesse em sua plenitude naquele vaso acanhado. Ainda temendo que o choque do segundo transplante fosse demais para a cebola, como outrora acontecera com o seu feijão de batata que não vingou na terra, a mulher arriscou a mudança para um pote de sorvete, duplex, arejado, 3 suítes, andar alto, cozinha e banheiros azulejados.

Foi tirar a cebola da terra e descobrir um viçoso maço de folhas compridas e espevitadas, que se ajeitavam como podiam no subsolo. Contavam causos de vidas passadas em peles de tomates, joaninhas e sabiás enquanto esperavam o bom-senso da mulher prevalecer e ela finalmente perceber: plantara a cebola de cabeça pra baixo.

8 comentários:

fabiana disse...

Hahahahahahaahah

típico!

Gastón disse...

Meu deus, que coisinha mais bucólica essa minha amiga.

Rebeca Bondioli disse...

xD

Anônimo disse...

Hahahahahahahahahahahahahahahahaha
Ai Crisonilda!
Muito boa!
Nos vemos amanhã.
beijocas

Renatinha disse...

Tadinha...
bjsRe

MH disse...

a menina do dedo verde não tem senso de direção... portanto, não me surpreende que a cebola estivesse de ponta-cabeça! Mas que bom que foi salva...

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkk
acho melhor vc desistir dessa história de agricultora!

mas o texto está ótimo.

Mulher Solteira disse...

Fabiana,

hahahahahaha!!! Pobre cebola...

Gastón, seu gozador duma figa! Hhahahahaha!!! Pode ficar com o seu frango que eu me entendo com a minha cebola...

Rebi: b-8´) (acabei de inventar, hehehehehe)

Rê: ela tá viva! É uma sobrevivente!!!

MH: disse tudo, minha amiga. Que perigo que eu sou pras plantinhas.

Drika: vem ver o tamanho da minha cebola!!! Desistir nada, vou é abrir um comércio! :)