quinta-feira, 19 de julho de 2007

Um sábado na cidade

Parte 7 – A sinuca do “Seu” Mário

A Cá estaciona o carro em uma rua deserta e silenciosa. Olho pela janela do carro e não vejo qualquer movimento. Andamos em direção a uma fachada sem qualquer indicação, luz, sinal de estabelecimento comercial. Bem, já estou começando a me acostumar com isso, em se tratando da Cá.

Sem cerimônia ela abre uma porta, toca uma campainha e segundos depois, sem ter que dizer nenhuma senha secreta, já estamos dentro.

São quase duas da manhã e a sinuca é muito iluminada, mas também silenciosa. Não me lembro de ter ido a algum lugar parecido antes. São quatro mesas grandes e há dois grupos jogando.

“Seu” Mário é um senhor japonês, lá pelos cinqüenta anos, grisalho e de óculos. Quando chegamos na sinuca ele joga um filé com cebolas na chapa quente, limpa as mãos em um pano e vem nos cumprimentar com dois beijos no rosto. É claro que “Seu” Mário é amigo da Cá. Eles trocam figurinhas e perguntam a respeito de conhecidos em comum.

Dizem que “Seu Mário” toca a sinuca praticamente sozinho, de uma da tarde até o último freguês. Ele tem um ajudante que lhe faz até massagem, mas pediu as contas e não se sabe ainda se alguém vai substituí-lo. Calculamos que “Seu” Mário praticamente não faz outra coisa da vida a não ser dormir e cuidar da sinuca. Dizem também que ele é ótimo jogador.

A Carol e o João demoram um pouco mais para chegar. Pudera. A sinuca do “Seu” Mário é um lugar para iniciados. A Cá avisa que o Marco também está vindo se juntar a nós.

Em frente à mesa, olho para os tacos, vejo as pessoas cumprindo rituais de passar giz azul na ponta do taco e talco no gordinho entre o polegar e o indicador, “para o taco escorregar melhor”, e me pergunto quando foi a última vez que joguei uma partida de sinuca. Provavelmente num longínquo domingo na chácara de algum tio-avô, em uma lembrança desbotada de um canto escondido da memória. Sei que jogar hoje vai ser um pouco como tentar mexer as orelhas, mas encaro com bom-humor o desafio e o previsível vexame.

Quando o jogo começa rio das piadas do João, que chama a Carol de “parceira” e diz a ela que “essa bola pode, aquela não”. Minhas primeiras tacadas são honestas; não me deixam constrangida, mas também não surtem nenhum efeito significativo. Lá pela terceira rodada, encaçapo uma bola. Legal! Quase sorte de principiante.

Uma ou duas rodadas depois, o João me diz com uma cara séria que eu não posso acertar a bola em que estou mirando. Dou risada, mas vejo que todos continuam sérios. Como sou um ser randomicamente avoado (às vezes a mais ligada das criaturas, às vezes o rei dos surdos em tiroteio – e a surdez colabora para isso), começo a desconfiar da minha certeza: afinal, essa história de “bola certa” é piada ou não? Cá explica: a gente só pode acertar nas bolas pares... o João e a Carol nas bolas ímpares. Ok. Descubro na quinta rodada que tenho uma dupla e bolas certas para encaçapar. Que bom que, sem ter consciência disso, mirei e encaçapei apenas as bolas da minha dupla. Avoada é apelido.

João é o Ronaldinho da noite. Cá e Marco também são bons, mas Cá está um pouco desconcentrada e Marco sem sorte. Eu e Carol tentamos acompanhar o ritmo, mas nosso jogo é irregular: oras encaçapamos bolas inacreditáveis, oras derrubamos bolas proibidas ou damos uma tacada no ar. Ela, pelo menos, tem a desculpa de ter bebido.

A pérola da noite é: “o mais importante é onde a bola branca pára”. Adoro essas frases sobre o cotidiano que têm um sentido filosófico embutido, como quando minha professora de yoga anuncia, durante as posturas de equilíbrio: não se comprometa com o sucesso... Resta saber que significado o lugar de parada da bola branca tem na vida real.

Encerramos a sinuca às 4 da manhã e, seguindo a tradição dos “Anjos Exterminadores”, usamos o troco para fazer uma última parada na padaria do outro lado da avenida, onde meus amigos matam a cerveja derradeira. Cá e Marco comentam que já beberam cerveja nessa mesma padaria enquanto os primeiros fregueses da manhã chegavam para comprar pão.

Finalmente a noite se encaminha para um fim. Nos despedimos e embarco no “carro de vaqueiro” do João rumo à minha casa.

7 comentários:

Isabella Kantek disse...

Amiga,

como o seu final de semana rendeu!

O meu professor adorava dizer "non-fiction that reads like fiction", e foi essa a sensação que eu tive. Continue com as histórias.

Beijocas =)

Mulher Solteira disse...

Ah, danadinha... já comentou, né?
Pois é, amiga, nem eu imaginei que esse sábado ia render TANTO...
Isso é que dar ser uma pessoa sis-te-má-ti-ca, que gosta das coisas bem explicadinhas e, de preferência, em ordem cronológica! ;)

Beijos!

Gastón disse...

Benza deus heim? Eu que tava precisando de uma mega balada dessas com direito a várias atrações.

Nana disse...

Li todos os textos do blog compulsivamente. E fiquei curiosa pra saber como acaba o sábado!

Anônimo disse...

Gastón,
eu te disse que lembrei de você quando a minha amiga Cá comentou sobre a comunidade dos "anjos exterminadores" no orkut, lembra? Lembrei do seu post sobre os últimos a sair do bar, expulsos pela vassoura do garçom :)
Bom, já sei que na próxima balada com a Cá eu vou te convidar...
Beijão!

Nana,
que legal! Escritores compulsivos adoram leitores compulsivos (e eu sou as duas coisas - também faço varreduras de blog madrugada adentro).
Pode conferir hoje à noite, aqui no Mulher Solteira, o fim deste longo sábado!
Beijo grande.

MH disse...

Fim de noite memorável!
acho que nunca tive uma noitada assim, desse jeito. Mas pensando bem, noitadas memoráveis são sempre únicas!
beijo
(vai repetir a dose amanhã???)

Mulher Solteira disse...

MH,

tá vendo como a gente faz da vida de solteira uma limonada? Pois é, pois é... não posso dizer que não esteja me divertindo!

Não vou repetir a dose amanhã porque a minha preceptora Cá está viajando e eu NÃO quebrei o pé (mas achei que tinha quebrado até essa quarta) mas estou meio de molho, fazendo compressas de gelo e manquitolando pela casa de muletas.

Beijoca!