quinta-feira, 12 de julho de 2007

Um sábado na cidade

Parte 1 – Com que roupa eu vou?

Uma das coisas boas que a gente descobre com a maturidade é que é possível fazer bons amigos a qualquer momento da vida. Tem sido assim com a Cá. Ela me foi apresentada por uma outra grande amiga, a Carol, que os leitores desse blog já devem conhecer pelo menos de nome. A Carol, além de ser minha amiga, é minha colega de trabalho, minha sócia e minha companheira de noitadas (um exemplo para as outras mulheres casadas!) e ainda vai merecer outros posts mais lisonjeiros.

Por ora, no entanto, vou falar sobre a Cá, minha mais nova amiga. Ela é uma mulher incrível: historiadora, professora, radicalíssima nas convicções ideológicas, dulcíssima no trato com as pessoas. Nas duas primeiras vezes em que a gente se viu, mal trocamos cinco frases, mas fui pra caramba com a cara dela. E eu só precisei encontrá-la pela terceira vez pra entender que essa talvez seja uma das maiores qualidades da Cá.

Ela é basicamente a Ministra das Relações Exteriores. Nunca vi alguém tão aberta para conhecer as pessoas, tão à vontade para puxar assunto, tão desarmada para entabular uma conversa. E não é qualquer papinho de fila no caixa do supermercado, não. Ela vai fundo no que diz (e no que ouve), é capaz de ganhar um amigo com uma hora de conversa. Em poucos minutos eu já sentia vontade de ser amiga de infância da pessoa.

Além dessa incrível capacidade de conhecer gente e fazer amigos, a Cá tem um excelente gosto musical e conhece todos os lugares “quentes” da cidade. Modesta, quando pergunto se ela sempre foi tão antenada ou se começou a sair mais depois que voltou a ser uma “mulher solteira”, ela me responde que conhece apenas “os lugares mais óbvios”. Rio do comentário, que me coloca praticamente na condição de um extraterrestre na cidade – o que, de certa forma, acho que sou mesmo (meninas, nunca fiz compras na Zé Paulino!).

Mas o fato é que temos vivido alguns sábados deliciosos perambulando por São Paulo, ouvindo samba da maior qualidade e emendando um programa no outro, sem hora pra acabar (isso a que ela e as amigas chamam de “Síndrome do Anjo Exterminador”). E como me têm feito bem essas peregrinações por todos esses lugares, pessoas, conversas, encontros!... É como se uma nova São Paulo se abrisse para mim. Fico me perguntando se tudo isso sempre esteve lá e eu é que não tinha ainda apurado os meus sentidos para perceber. Talvez eu simplesmente ainda não estivesse pronta.

Agora a Cá me convida para ir a um samba na Praça Roosevelt. E é assim que começa essa jornada, que vou dividir em alguns posts para melhor saborear cada paragem.

7 comentários:

Gastón disse...

Cada um a sua maneira acaba descobrindo essa cidade. Acho que Sampa é meu assunto predileto. Minhas descobertas vão pros campos das artes, da bohemia e, porque não, das compras. Também me pergunto quanto tempo eu perdi nessa vida sem conhecer São Paulo direto.

Anônimo disse...

Oiiii... eu disse que tinha adorado a indicaçaõ da MH, mas vou tb participar com meus comentários, né?!... hehehehe
Delícia tds estes programas, e mto descobri tb depois que voltei a ficar solteira... Já voltei a namorar, mas não quero que isso se perca mais!
E se 1 dia quiser umas BOAS dicas sobre a José Paulino... é só chamar! hehhehe
Bjos e boas baladinhas no fds
Aninha

MH disse...

Ia falar justamente pra vc chamar a Ana pra peregrinar na ZePa... nunca tinha ido, até ela me levar. Aliás, só vou com ela! rs

Durante anos de namoro com um músico gringo, descobri a SP dos músicos. Depois, repatriada e solteira, voltei a descobrir outras caras de São Paulo. AMO essa cidade.

Agora, namorando de novo, continuo descobrindo umas coisinhas aqui, outras ali... mais tranquila, é verdade, mas SP merece sempre ser explorada, acho que nunca vai deixar de me surpreender...

Carol Zilles disse...

Cris,

estou morrendo de ciúmes - das duas! hehehehe

Fico muito feliz por vocês, tão queridas e companheiras minhas, estarem se desbravando e se divertindo juntas. Na minha opinião, melhor que simplesmente conhecer os lugarzinhos quentches de São Paulo (e os gatchinhos! ou melhor, emus...), é o encantamento de conhecer esses "portais" com pessoas que nos são de alguma forma especiais, que nos provocam de alguma maneira, o que faz de todo o momento uma coisa meio mágica. E essa sensação tão difícil de explicar ficou fácil e transparente no seu post.

Longa vida à amizade de vocês. De todas nós!

PS: também quero sair de balada "anjo exterminador"!!! Estou casada mas ainda estou viva, como você bem destacou!!!

Muitos beijos!

Anônimo disse...

Gastón,

São Paulo é realmente incrível, mas como bem destacou a Carol em um comentário mais abaixo do seu, para mim o mais importante é a cidade que eu afetivamente vou conhecendo pelos olhos das pessoas de quem eu gosto.

Para mim, essa sensação de "descobrir a cidade" tem muito a ver com um momento de abertura para o novo, de conexão com as pessoas... pode soar meio papo badauê, mas é a pura verdade!

Aninha, obrigada por vir prestigiar o "Mulher Solteira" também nos comentários! Espero que você dê o ar da graça mais vezes!

E eu adorei a dica sobre a Zé Paulino... olha, eu tô numa fase (já meio longa) de contenção de gastos, mas assim que as vacas engordarem vou colar em você atrás das promoções, tá bom?

Beijão! E esse FDS vai ser só trabalho... nada de baladinhas =/

MH,

hahahaha sinal de que você conhece as amigas que tem, né? A dica já está anotada.

Bom, namorando um músico por quatro anos eu também descobri uma cidade "musical"... mas hoje em dia acho que eu estava no mainstream. A marginália é muito mais interessante! (Cá, marginália com todo o respeito, hehehehehehe)

E realmente, quando se está namorando a gente vive outras emoções... cada estado de espírito (e civil) tem a sua graça, né?

Carol,

eu entendo perfeitamente o seu ciúme! É justíssimo! Eu sou super possessiva em relação às minhas amigas e acho que você é bem mais generosa do que eu...

Mas foi realmente uma ótima pedida você ter me apresentado a Cá nesse momento histórico (hehehehe). Tem sido muito, muito bom para mim! E você já participou de alguns desses momentos de peregrinação e está intimada a participar de muitos outros!

Felizmente você é uma mulher casada consciente, hahahahahaha!!!

E eu concordo com você: a cidade descoberta pelos olhos das pessoas de quem a gente gosta é mágica!

Vida longa às baladas do anjo exterminador!!!

Isabella Kantek disse...

Que delícia de texto!
Fico muito feliz por você estar vivendo esse momento especial de encontros e reencontros com a cidade e as pessoas.

Saudades de você, amiga! (assim que der coloco fotos no blog da Estela, OK?)

Beijo carinhoso.

Anônimo disse...

Amiga querida!

Que bom que você gostou :) E isso é só o começo. Esses sábados pela cidade vão render muitos posts... (saravá!)

Saudade também, e eterna, né amiga? Vontade de te ter perto.

Aguardo as fotos. Beijo enorme.