quinta-feira, 22 de maio de 2008

O último sonho

Estamos no seu consultório, eu sentada em minha cadeira e você na sua, que é um trono e fica em uma espécie de mezanino, bem acima do chão.

Eu: Primeiro eu queria te perguntar: você tem se sentido confortável aí no seu trono?

Você desce do mezanino e se senta na beira da minha cama.

Você: Uma pessoa me disse que eu tenho muita dificuldade de me expressar. Achei que o trono podia ajudar...
Eu: E você ficar mais desconfortável, né? Bom, vamos lá: fiz a minha lição de casa.
Você: Você sempre faz a sua lição de casa!
Eu: Sim, mas é justamente sobre isso que eu quero falar... Estou lendo o Freud e gostando muito.
Você: E o que você está achando do Freud?
Eu: Já li quatro textos: o caso Elisabeth (você fica espantada), Uma breve descrição da psicanálise, Seis lições elementares e agora estou lendo Sobre os Sonhos.

Você se deita na cama, apoiando a cabeça sobre o braço, como se fosse uma amiga.

Você: Cristina... Cristina...

Percebo que dormi. Estou coberta. Lembro do que você me disse uma vez, quando eu comentei em uma sessão que estava como sono, vontade de deitar e dormir: “Dormir na frente de alguém é sinal de muita confiança!”.

Eu: Mas até onde eu consegui contar para você?

Encontramos minha mãe, que fala alguma coisa sobre o Charcot.

Você: E o que você acha do Charcot?
Eu: Só vi o Charcot como apoio para o Freud. Meu curso é 100% orientado para o Freud. Mas minha mãe ficou tão encantada com o Charcot que achou que o Freud é que é apoio para ele.

Enquanto falamos, estou vendo um mostruário de bijuterias. Pego na mão um par de alianças de compromisso. Fico com medo de acharem na loja que estou roubando o anel que já estava comigo. Devolvo as alianças ao mostruário.

Estamos em uma sala de espera, eu você e mais uma pessoa. Estamos vendo TV. Minha mãe está sentada na cama dela, mexendo em sua agenda. Estou de pijama. Minha irmã entra na sala com um rapaz muito magro, ela também de pijama.

Por fim, você entra no quarto da minha mãe e vocês abrem a agenda e combinam um horário para um compromisso. Penso que preciso pagá-la, lembro que estou de pijama e fico me perguntando onde está o dinheiro.

6 comentários:

Anônimo disse...

AAAAAAAeeeeeeeee, só prá comemorar que já consegui te ler de novo no meu note e que o seu tá chegando daqui a pouquinho com mochila nova e tudo. Beijos, Sis.

Regina Caruso disse...

foi sonho ou pesadelo?
beijos
re

Anônimo disse...

A família em peso por aqui? :-P
beijos, Jô/Manelson

Mãe Sereia disse...

Puro Woody Allan...

bete p.silva disse...

Querida, li sua maratona ontem no trabalho, mas não pude responder. Eu ia de revolta em revolta, ia ficando apreensiva a cada parágrafo. Ufa! Foi um parto heim? Jà comentei com minhas amigas, fiquei incomodada com isso tudo, vítimas várias vezes, é o que somos todos nós.
Enfim, coragem! A luta continua companheiros!

Mulher Solteira disse...

Sis,

aêeeeeeeee! Que bom!!!

Rê, foi sonho!!! E me rendeu o fim da minha análise!

Manélson,

cê viu que prestígio?

Mãe,

é mesmo, né? Hahahahhaha!

Bete, é isso mesmo! O negócio é não dar bobeira de jeito nenhum...